tela_video_costura_1
O primeiro post do Perdendo o Medo da Máquina explodiu de comentários. Que bom saber que vocês ficaram tão empolgadas com o tema assim como nós. Já anotei todas as sugestões para atender na medida do possível. Enquanto isso vamos que vamos, com o pé leve (mas firme e certeiro) no pedal da máquina.
Hoje, o tema é ainda é o franzido máquina. Mas desta vez, o foco é no lastex, este mito eterno das costureiras novatas.
lastex
Para começo de conversa, lastex é este elástico super fininho. Parece uma linha mas é um fio um pouquinho mais grosso e elástico. Tem para vender em várias cores mas o branco e o preto são os mais usados, curingas.
Franzido com lastex
Preparadas para saber o segredo milenar da costurar com lastex? Aqui vai: Basta encher a bobina da máquina com o lastex bem esticado. Hehe, só isso!
Assim ó: vá puxando o lastex do retrós e enchendo a bobina manualmente até ela ficar quase que totalmente cheia. Ajuste a máquina de costura para fazer ponto reto, de médio a largo. Ajuste também a tensão do ponto – antes de costurar faça um teste num retalhinho sempre.
Para mostrar aqui no post usamos linha branca no retrós e lastex preto na bobina, só para ficar evidente. Na ‘vida real’ usaríamos lastex branco, da mesma cor da linha ;).
Franzido com lastex
Faça uns pontinhos de retrocesso e vá esticando o tecido na hora de costurar em linha reta. O tecido vai franzir sozinho, como num passe da mágica, graças ao lastex que está na bobina.
Franzido com lastex
É comum costurar várias tiras de lastex paralelas no tecido para obter áreas franzidas e elásticas. Neste caso faça várias linhas paralelas até conseguir produzir o franzido total desejado.
Desktop25
Aqui o resultado final depois de três linhas paralelas com lastex aplicado. Na frente só aparece a linha branca e o lastex preto fica aplicado no verso do tecido.
E é claro ainda tem o video com a Pat Casan, do Rainhas da Costura, mostrando como se faz.

O lastex é bacana para produzir um efeito franzido em roupas pois gera uma costura elástica bem maleável. Dê preferência para usar o lastex aplicado a tecidos mais finos e fluídos. Olha aqui um exemplo de lastex num vestido:
Atualizados recentemente19
Já para objetos feitos em tecido mais encorpado, o franzido tradicional com linha na frente e verso, gera uma costura franzida bem mais firme.
Será que existe algum outro jeito de pregar lastex? Se conhecerem me contem. Eu aprendi este com a minha mãe, que sempre pregou assim e fez vários vestidinhos de lastex para mim na infância. Me lembro que nos anos 80 até os adultos usavam muito este tipo de vestido meio bata, com peitilho franzido de lastex.
Já dá para arriscar um revival!